De acordo com levantamento da Secretaria de Urbanismo, somente em 2023 já foram emitidos 222 alvarás de construção civil. Foram 107 em janeiro, 89 em fevereiro e 26 alvarás até o dia 9 de março.
Os números mostram um ambiente de expansão econômica e de desenvolvimento, já que muitas empreiteiras e construtoras decidiram investir na cidade, principalmente pelo seu potencial imobiliário.
Além disso, mercado aquecido gera emprego e renda para diversas famílias. Por exemplo, a construção de uma casa unifamiliar pode gerar aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.
O ano de 2023 projeta números ainda melhores que 2022, que registrou 1.999 obras licenciadas no município.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, nos últimos anos a Prefeitura teve avanços significados relacionados a adequações na forma de analisar a documentação de projetos. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de emissão de alvarás e possibilitar a construção de novas moradias e grandes empreendimentos na cidade, além da geração de emprego e renda”, explicou o secretário.